BE3977
Compartilhe:
BE3977 - ANO X - São Paulo, 05 de agosto de 2010 - ISSN1677-4388 |
|
Notas & Notícias Câmara dos Deputados promove seminário para discussão de legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Para Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Ambiental, há divergência entre as disposições contidas no Código Florestal e na Lei nº 6.766/79: enquanto a primeira disciplina que as Áreas de Preservação Permanente (APP) devem ter 30 metros de largura, a segunda determina apenas 15 metros. Ela aponta, inclusive, divergência jurisprudencial e insegurança jurídica, dada a quantidade de diplomas que devem ser analisados pelos gestores ambientais. “Não há como chegar a um acordo com a legislação vigente”, afirma a advogada. Maria do Carmo Bezerra, professora da Universidade de Brasília, criticou o fato de os planos diretores municipais necessitarem de licenciamento ambiental. Para a professora, a questão poderia ser solucionada com a modificação do Estatuto das Cidades, no sentido de prever que os planos diretores sejam precedidos de zoneamento ambiental. Celso Taniguchi concordou com as afirmações e adiantou que poderá propor alterações no Estatuto. Continuar Lendo » Opinião PMCMV - gratuidades interessadas O tema das gratuidades emolumentares é delicado e deve merecer a reflexão de todos os envolvidos – sejam eles registradores, advogados, notários ou outros profissionais que atuam na área. Destacamos do Observatório do Registro nova nota, veiculada pelo registrador Sérgio Jacomino, aprofundando os temas postos em nota anterior veiculada aqui mesmo. Gratuidades - mais do mesmo Sérgio Jacomino *
O tema é delicado e tem rendido inúmeros comentários nas redes e listas de discussões técnicas. Depois de postar o teor da decisão abaixo, recebi email de um advogado especializado em regularização fundiária. Como especialista que é, destaca que as decisões, como as que divulgamos abaixo, têm inviabilizado a consumação da aquisição de pequenas propriedades, frustrando, assim, as legítimas expectativas dos usucapientes. Diz ele, textualmente:
O problema está posto. Como fazer? Continuar Lendo » Kollemata - Jurisprudência Sérgio Jacomino, Org.
1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo SEPARAÇÃO. DIVÓRCIO. PARTILHA. MANCOMUNHÃO. CONDOMÍNIO. EMENTA NÃO OFICIAL. Alienação de imóvel por separados ou divorciados sem realização de partilha. As diferenças jurídicas entre o estado de mancomunhão e de condomínio não interferem na continuidade registral. Participando os ex-cônjuges, únicos titulares de domínio do imóvel, do ato dispositivo, o registro é possível.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. PRINCÍPIO DE INSTÂNCIA – ROGAÇÃO. EMENTA NÃO OFICIAL. Pedido para autorização de instauração de procedimento de regularização fundiária pelo próprio Registro. Óbice no princípio da instância, previsto no art. 13, II, da Lei nº 6.015/73.
INSTRUMENTO PARTICULAR. CONFERÊNCIA DE BENS. CONTINUIDADE. DISPONIBILIDADE. AQUESTOS. SÚMULA 377. REGIME DA SEPARAÇÃO LEGAL DE BENS.
Últimos boletins
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Reforma Agrária: CRA do Senado Federal debate PNRA | Campanha Setembro Verde: ANOREG/RS e Fórum de Presidentes disponibilizam material para Cartórios | RIB-ES: Espírito Santo adota identidade do Registro de Imóveis do Brasil | | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | CONARCI ALAGOAS 2025 | A eficiência extrajudicial como solução para o estado e o cidadão – por Marcelo Lessa da Silva | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Confira nesta edição:
Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Semana do Desenvolvimento de Pessoas será realizada entre os dias 8 a 12 de setembro | Câmara dos Deputados aprova “Estatuto do Pantanal” | TJSE realizará sessão de reescolha e outorga de delegação de Serventias Extrajudiciais remanescentes | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | CONARCI ALAGOAS 2025 | A matrícula como serviço: O que muda com o provimento CNJ 195/25 – por Bruno Drumond Gruppi e Luiz Antonio Mano Ugeda Sanches | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Confira nesta edição:
IRIB, ANOREG/BR e ONR participam de debates sobre proposta de Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados | “Sonhos de Szarkyon”: livro de Sérgio Jacomino recebe resenha de José Renato Nalini | ONR promove live sobre o Mapa do Registro de Imóveis | Projeto Terra – Eu sou COHAB será lançado pelo TJRS na sexta-feira | TJSC: classificados em concurso para Cartórios deverão escolher Serventias | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | CONARCI ALAGOAS 2025 | A possibilidade de purga da mora em até 45 dias nos financiamentos habitacionais: O novo entendimento do CNJ à luz do art. 26-A da lei 9.514/97 – por Nathalia Welter | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde. |